Segunda-feira, 28 de Junho de 2010

 

Passar a fronteira entre a Estónia e a Rússia ainda é um hino à burocracia.

 

Depois de deixarmos Narva, a cidade fronteiriça da Estónia, chegamos ao primeiro posto, onde se levantam os impressos que, depois de preenchidos, serão entregues no 3º posto, 200 metros mais à frente, depois de passarmos esta ponte. Entretanto, no 2º posto, são mostrados e carimbados os passaportes por uma jovem polícia com ar muito zangado.

 

No 3º posto, um jovem barrigudo e uma mulher-polícia com uma lanterna, recebem os impressos e verificam que estão mal preenchidos. Depois de preenchidos novos impressos, espiolham o carro por completo, motor e porta-bagagens. Vem, depois, um militar de camuflado e um cocker que snifa todo o carro. No final, os impressos levam com o carimbo da ordem.

 

No 4º posto, que é logo ali, entregamos os impressos, que são mais uma vez carimbados e anotados por outra mulher-polícia. Finalmente, andamos cerca de 100 metros e, num 5º posto, os passaportes são novamente inspecionados.

 

Finalmente, 3 horas depois, estamos em Vyborg, a cidade fronteiriça do lado da Rússia.

 

Na fronteira entre a Rússia e a Finlândia, a bordo do Expresso Sibelius, a espera é apenas de 45 minutos, mas uma mulher-polícia russa ainda nos vem perguntar se levamos álcool ou tabaco e exige que lhes mostremos os euros!

 

Estive em ambas as fronteiras em junho de 2010.


2 comentários:
De maria odete alexandre a 1 de Julho de 2010 às 22:58
Pois olhe eu fiz essa viagem, em 2002 e demorámos 5 horas a passar da Rússia para a Estónia, com as tais paragens, carimbadelas, impressos, espiolhamentos, sem sair do autocarro, nem mesmo para ir à casa de banho... depois, finalmente, leva a mala, abre a mala, mostra tudo ...e tudo igual!
Por este andar, de 2002 para 2010 são 8 anos... há uma melhoria de 2 horas... vamos pensar que há 1/4 de hora de melhoria por ano... como diria o Guterres... é fazer as contas!


De artur a 3 de Julho de 2010 às 20:07
Não me parece que tenha havido melhoras - voc~es foram num autocarro, havia mais gente e mais volumes para espiolhar; nós fomos de carro e só tínhamos 2 malas...


Comentar post

.sobre
breves apontamentos sobre os locais que já visitei.

visitantes andam por aqui.
.posts recentes

. Çanakalle, Turquia

. Capadócia, Turquia

. Istiklal Caddési, Istambu...

. Bergen, Noruega

. Flam, Noruega

. Parque Vigeland, Oslo, No...

. Sol da Meia-Noite em Trom...

. Hierápolis, Turquia

. Kusadasi, Turquia

. Pamukkale, Turquia

.tags

. todas as tags

.pesquisar
 
.mais sobre mim
.arquivos

. Outubro 2014

. Março 2014

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

.estiveram aqui recentemente
Isso e muito lindo
Ainda ontem jantei uma dourada que quase pesava 1K...
Boa tarde, Estive a ver atentamente este blog e ad...
Estaline queria que o metro fosse um ´´espelho`` d...
Já estive lá, fiquei encantada com as construções!...
.links
blogs SAPO
.subscrever feeds