El Ombu de Areco, pampa argentina
Conhecer a pampa argentina pode ser assim. Num dia de chuva diluviana, partir de Buenos Aires, em direcção a Santo António de Areco. Algures, na estrada 31, 120 km depois, um 4x4 vem buscar-nos porque o carro onde circulávamos não podia enfrentar tamanho mar de lama.
Seguem-se meis dúzia de quilómetros indiscritíveis, com a "estrada" a fugir debaixo dos pneus. Felizmente, a chuva parara.
A Estancia El Ombu de Areco é uma simpática propriedade privada, virada para o turismo rural. Trata-se uma casa colonial, construída no século 18 e que tem 9 quartos, uma sala de refeições, um salão de jogos e, em redor, vastos campos que, naqueles dois dias, estavam enlameados e quase intransitáveis.
Fizemos um passeio de carroça, onde fomos praticamente comidos vivos por milhões de mosquitos, que nos morderam através das calças, das camisolas e dos ténis.
E dormimos uma noite numa cama de ferro, com algum frio e desconforto. As pampas argentinas deixaram-nos, como recordação, dezenas de picadas de mosquitos. Temos que lá voltar com bom tempo...
Estive lá em outubro de 2007.